ARTIGO sobre Palhaçaria Feminina - Ana Borges e Karla Concá

Olá gente!
Vejam só que maravilha viemos compartilhar hoje com vocês. 
Um artigo muito interessante das atrizes e palhaças Ana Borges e Karla Concá (As Marias da Graça-RJ), que foi recém publicado nos Anais do 11o Fazendo Gênero e 13o Women's World Congress, resultado de um trabalho de pesquisa por elas desenvolvido.
O artigo contextualiza a história das mulheres na palhaçaria e aborda estratégias de pesquisa e construção dramatúrgica de mulheres palhaças brasileiras.
Uau!

Segue o link:
http://www.en.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/1503793078_ARQUIVO_7688911.pdf 

Resumo:
A presença da mulher na palhaçaria no Brasil é marcada pelo grupo ”As Marias da Graça” e, mais recentemente, pelo trabalho de mentoria, incentivo e direção de mulheres realizado por uma das integrantes do grupo. O artigo analisa trabalhos de palhaçaria feminina que se consolidaram em espetáculos e o papel libertador e empoderador que a consciência de si, por meio do riso, representou para as mulheres envolvidas. Ao explorar as fragilidades pessoais observa-se uma dramaturgia única para cada mulher palhaça. O trabalho reflete sobre a construção do humor no universo feminino, sua performance e os caminhos percorridos em cada caso para encontrar o ridículo de cada uma e a universalidade desse ridículo frente à situação feminina e humana. Alinha-se ao debate proposto por esse simpósio na discussão do protagonismo e da elaboração dramatúrgica a partir de uma perspectiva individual, não hegemônica, que se utiliza de referências técnicas da comicidade e da palhaçaria tradicionais, mas que propõe um olhar criativo, reflexivo, pessoal e ao mesmo tempo universal por colocar luz em questões que embora de forma mais ou menos intensas se refletem e se reproduzem na vida de todas as mulheres.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revista Palhaçaria Feminina 4a Edição a caminho!!!!!!

Escreve pra gente